Lembre-se: aposta esportivas são para maiores de idades(+18).
Jogue com responsabilidade!
O universo das apostas esportivas em futebol oferece um leque gigantesco de opções que vão muito além de simplesmente adivinhar quem vai ganhar. Entender os diferentes mercados de apostas é crucial não só para aumentar suas chances, mas também para tornar cada partida uma experiência mais rica e estratégica. Se termos como Handicap Asiático, Dupla Chance ou Empate Anula Aposta ainda soam confusos, este guia aprofundado é para você! Vamos desmistificar os principais mercados, com exemplos claros, para você apostar com mais confiança e conhecimento.
Mercados Fundamentais: O Básico Essencial
1. Resultado Final (1X2): O mercado mais tradicional. Você aposta no resultado ao final do tempo regulamentar (90 minutos + acréscimos):
- 1: Vitória do time da casa.
- X: Empate.
- 2: Vitória do time visitante.
- Exemplo: Jogo Brasil vs Argentina. Se apostar no ‘1’ e o Brasil vencer, você ganha. Se empatar ou a Argentina vencer, você perde.
2. Dupla Chance (ou Dupla Hipótese): Reduz o risco do 1X2, permitindo cobrir dois dos três resultados possíveis em uma única aposta:
- 1X: Vitória do time da casa OU Empate. Você só perde se o time visitante vencer.
- X2: Empate OU Vitória do time visitante. Você só perde se o time da casa vencer.
- 12: Vitória do time da casa OU Vitória do time visitante. Você só perde se o jogo terminar empatado.
- Exemplo: No mesmo Brasil vs Argentina, apostar em ‘1X’ significa que você ganha se o Brasil vencer ou empatar.
3. Empate Anula Aposta (Draw No Bet – DNB): Similar ao 1X2, mas elimina a opção de empate. Se a partida terminar empatada, sua aposta é devolvida (anulada).
- Casa (DNB): Você aposta na vitória do time da casa. Se ele vencer, você ganha. Se empatar, a aposta é devolvida. Se perder, você perde.
- Visitante (DNB): Você aposta na vitória do time visitante. Se ele vencer, você ganha. Se empatar, a aposta é devolvida. Se perder, você perde.
- Exemplo: Apostar no Brasil (DNB). Se o Brasil vencer, você lucra. Se empatar, recebe o valor apostado de volta. Se a Argentina vencer, você perde.
Mercados de Gols: Além do Vencedor
4. Mais/Menos Gols (Over/Under): Um dos mercados mais populares. Você aposta se o número total de gols na partida (somando ambos os times) será acima (Over) ou abaixo (Under) de uma linha definida pela casa de apostas. A linha mais comum é 2.5.
- Mais de 2.5 (Over 2.5): Ganha se houver 3 gols ou mais (2×1, 3×0, 2×2, etc.).
- Menos de 2.5 (Under 2.5): Ganha se houver 2 gols ou menos (0x0, 1×0, 1×1, 0x2, etc.).
- Outras Linhas: Existem linhas como 0.5, 1.5, 3.5, etc., e também linhas asiáticas (veremos adiante).
- Exemplo: Apostar em Mais de 2.5 gols no jogo Chelsea vs Arsenal. Se o placar for 2×1, 3×1, 2×2, etc., a aposta é vencedora.
5. Ambas Equipes Marcam (Both Teams To Score – BTTS): Aposta se os dois times conseguirão marcar pelo menos um gol durante o tempo regulamentar.
- Sim (BTTS Yes): Ganha se ambos os times marcarem (1×1, 2×1, 3×2, etc.).
- Não (BTTS No): Ganha se pelo menos um time (ou ambos) não marcar (0x0, 1×0, 0x2, 3×0, etc.).
- Exemplo: Apostar ‘Sim’ em BTTS no jogo Manchester City vs Liverpool. Se o jogo terminar 2×1, você ganha. Se for 2×0 ou 0x0, você perde.
Handicaps: Equilibrando as Forças
Handicaps são usados para nivelar a disputa quando há um favorito claro, aplicando uma vantagem ou desvantagem virtual de gols a uma das equipes.
6. Handicap Europeu: Atribui uma desvantagem de gols inteiros (-1, -2, etc.) ao favorito ou uma vantagem (+1, +2, etc.) à zebra. Inclui a opção de apostar no empate com handicap.
- Exemplo: Jogo Bayern (-1) vs Colônia (+1).
- Apostar em Bayern (-1): O Bayern precisa vencer por 2 gols ou mais de diferença (2×0, 3×1, 4×0). Se vencer por 1 gol (1×0, 2×1), a aposta no handicap é perdida (considera-se empate no handicap).
- Apostar em Empate (-1): O Bayern precisa vencer por exatamente 1 gol de diferença (1×0, 2×1, 3×2).
- Apostar em Colônia (+1): O Colônia precisa empatar ou vencer o jogo. Se perder por 1 gol, a aposta é perdida.
7. Handicap Asiático: Mais complexo, mas elimina a possibilidade de empate na aposta, oferecendo linhas inteiras, meias e até quartos de gol.
- Handicap 0.0 (Nível): Igual ao Empate Anula Aposta (DNB). Se empatar, aposta devolvida.
- Handicap -0.5 / +0.5: Igual à Dupla Chance. Time com -0.5 precisa vencer. Time com +0.5 ganha se empatar ou vencer.
- Handicap -1.0 / +1.0: Time com -1.0 precisa vencer por 2+ gols; se vencer por 1 gol, aposta devolvida. Time com +1.0 ganha se empatar ou vencer; se perder por 1 gol, aposta devolvida.
- Handicap -1.5 / +1.5: Time com -1.5 precisa vencer por 2+ gols. Time com +1.5 ganha se perder por até 1 gol, empatar ou vencer.
- Linhas Quebradas (Ex: -0.25 / +0.25, -0.75 / +0.75): Dividem a aposta em duas.
- -0.25 (ou 0.0, -0.5): Metade no Handicap 0.0, metade no -0.5. Se o time vencer, ganha tudo. Se empatar, perde metade e metade é devolvida. Se perder, perde tudo.
- -0.75 (ou -0.5, -1.0): Metade no -0.5, metade no -1.0. Se vencer por 2+ gols, ganha tudo. Se vencer por 1 gol, ganha metade e metade é devolvida. Se empatar ou perder, perde tudo.
Mercados Específicos e Combinados
8. Resultado Correto (Placar Exato): Aposta de alto risco e alta recompensa. Você tenta adivinhar o placar exato final da partida (1×0, 2×2, 3×1, etc.).
9. Intervalo/Final do Jogo (Half-Time/Full-Time – HT/FT): Você aposta qual será o resultado no intervalo E qual será o resultado final. São 9 combinações possíveis (Casa/Casa, Casa/Empate, Casa/Fora, Empate/Casa, etc.).
- Exemplo: Apostar Empate/Casa (X/1). O jogo precisa estar empatado no intervalo e o time da casa precisa vencer no final.
10. Marcadores de Gol: Apostar em qual jogador marcará.
- Primeiro Marcador: Qual jogador fará o primeiro gol da partida.
- Último Marcador: Qual jogador fará o último gol da partida.
- Marcador a Qualquer Momento: Se o jogador escolhido marcará um gol durante a partida.
- Jogador Marca 2+ ou 3+ (Hat-trick): Se o jogador marcará múltiplos gols.
11. Mercado de Escanteios: Apostar no número de escanteios.
- Total de Escanteios (Mais/Menos): Similar ao mercado de gols, mas para escanteios (Ex: Mais/Menos de 9.5 escanteios).
- Handicap de Escanteios: Qual time terá mais escanteios, aplicando um handicap.
- Primeiro/Último Escanteio: Qual time cobrará o primeiro ou o último escanteio.
12. Mercado de Cartões: Apostar no número de cartões.
- Total de Cartões (Mais/Menos): Linha para o número total de cartões (amarelos contam 1 ponto, vermelhos 2, ou conforme regra da casa).
- Handicap de Cartões: Qual time receberá mais cartões, com handicap.
- Jogador a Receber Cartão: Apostar se um jogador específico será advertido.
13. Apostas Combinadas (Múltiplas/Acumuladas): Combinar duas ou mais seleções de diferentes jogos (ou do mesmo jogo, se permitido pela casa – “Criar Aposta”) em um único bilhete. Todas as seleções precisam ser corretas para ganhar, mas as odds se multiplicam, oferecendo potencial de ganho maior (e risco maior).
14. Apostas de Longo Prazo (Outrights): Apostas em resultados de competições inteiras, não apenas jogos individuais.
- Exemplos: Quem será o campeão da liga, quem será o artilheiro, qual time será rebaixado.
Conclusão: Explore, Analise e Aposte com Consciência
Dominar esses mercados abre um novo mundo de possibilidades nas apostas em futebol. Cada mercado exige uma análise diferente: Mais/Menos Gols foca no potencial ofensivo/defensivo, Handicaps avaliam a diferença de força, BTTS considera a capacidade de ambos marcarem, etc.
Lembre-se: a chave é a análise pré-jogo (estatísticas, forma, desfalques, confrontos diretos) e a gestão de banca. Estude, compare odds, especialize-se em alguns mercados se preferir e, acima de tudo, aposte com responsabilidade. Boa sorte!